Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Histórico

Histórico

Publicado: Segunda, 11 de Julho de 2016, 16h06 | Última atualização em Segunda, 18 de Julho de 2016, 11h33 | Acessos: 225565

A partir da década de 70, o Exército intensifica o processo de valorização da cultura, com a criação do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), primeira e decisiva medida para a centralização do pensamento cultural, até então disperso por vários órgãos. Cria-se, em 1973, após a reestruturação desse Departamento, a Diretoria de Assuntos Especiais, Educação Física e Desportos (DAED). Naquela Diretoria, as atividades culturais estavam capituladas como "assuntos especiais" e, por essa razão, não tiveram o destaque merecido.

Em 1980, a organização da Diretoria de Assuntos Culturais, Educação Física e Desportos (DACED) constitui nova tentativa de centralizar e impulsionar as atividades culturais no Exército, que ganha maior importância com o início dos trabalhos de levantamento do acervo patrimonial, histórico e artístico do Exército, a transferência do Museu Histórico do Exército da Casa de Deodoro para o Forte de Copacabana e a mudança de subordinação do Arquivo Histórico do Exército.

Em 1990, com o objetivo de realçar e priorizar as atividades culturais, o Ministério do Exército houve por bem criar a Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), órgão técnico-normativo do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) com a missão de controlar, preservar, conservar, recuperar, restaurar e divulgar o patrimônio cultural material e imaterial de interesse da história do Exército Brasileiro.

No ano de 2008, após pesquisas e estudos baseados no amplo espectro de atribuições oriundas da missão do DEP e DAC, o Comando do Exército ouve por bem modificar suas designações. Assim, em 23 de dezembro deste ano, através do Decreto Presidencial Nº 6710 essas Organizações Militares passaram a ser designadas: Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) e Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx).

registrado em:
Fim do conteúdo da página